Aqui no Japão não tem essa de show do axé, rock ou qualquer outro tipo de música na virada do ano, não. Bom, na verdade até tem as bandas que fazem show especial de ano novo, na véspera do ano novo, mas é como se fosse um show qualquer. Nada de show patrocinado pelo governo, com queima de fogos e tudo mais.
O ano novo aqui é muito, muito, muito silencioso. Nada de fogos de artifício, nada de ir à praia pular 7 ondas e essas coisas que brasileiro sempre faz. Muito menos se vestir todo de branco... (Claro que, numa noite em que a temperatura máxima é 3 graus, ninguém quer ir molhar o pé na água da praia...)
Aqui, a única prova de que é ano novo é o fato de tudo parar. Tudo fecha mais cedo no dia 31, os caixas eletrônicos fecham por 3 dias e as lojas geralmente fecham no dia 1 e reabrem com liquidações no dia 2.
No dia 31, o pessoal fica em casa assistindo o 紅白歌合戦 (Kouhaku Utagassen) que é uma espécie de especial musical com os artistas que fizeram mais sucesso no ano. Depois da meia noite, a japonesada vai toda para os templos para fazer primeira visita do ano e, geralmente ficam acordados até a manhã seguinte para ver o primeiro nascer do sol.
No dia 2, começam as promoções de ano novo e aí nego perde a linha. As tiazinhas japonesas saem correndo para as lojas de departamento mais próximas para aproveitar as promoções que chegam a 50% ou mais de desconto. (Só que as lojas de roupas geralmente colocam à venda peças com qualidade um pouco pior, pois vão ter zero ou pouquíssimo lucro... Mas nego compra assim mesmo!)
A vida aqui só recomeça mesmo depois do dia 3, que é quando todo mundo geralmente volta ao trabalho pensando na dureza que vai ser o ano que chegou...
E é assim. Diferente. Interessante também...
Coloquei uma foto que eu encontrei no flickr de um dos templos na região de Tóquio...
07 May 2022, Saturday
3 years ago
No comments:
Post a Comment